Sou uma Escritora Viva, e agora?

O Coletivo Escritoras Vivas é um espaço de apoio, troca e visibilidade para escritoras. Para manter esse ambiente acolhedor e produtivo, definimos algumas condutas importantes:

1. Respeito sempre
Nosso coletivo é um espaço seguro. Não serão tolerados discursos de ódio, preconceitos, ataques pessoais ou qualquer tipo de assédio.

2. Participação ativa
Valorizamos o compartilhamento de experiências e ideias. Sempre que possível, participe das atividades, interaja e contribua para o crescimento do coletivo.

3. Apoio mútuo
Celebramos as conquistas umas das outras! Acolher, incentivar e divulgar o trabalho de outras escritoras faz parte do nosso compromisso.

4. Uso respeitoso das redes
O Instagram do coletivo é um espaço para dar visibilidade às escritoras. Comentários, postagens e mensagens devem seguir a proposta de respeito e apoio.

5. Direitos autorais são sagrados
Sempre credite autoras e fontes ao compartilhar textos ou materiais. Plágio é inaceitável.

6. Comunicação transparente
Divergências podem acontecer. Caso precise resolver qualquer situação, busque o diálogo de forma respeitosa e construtiva.

7. Representatividade em eventos
Ao representar o coletivo em eventos culturais, priorizamos falas que promovam sororidade, equidade e empoderamento do gênero feminino, incluindo mulheres trans. Existimos para unir, não o contrário.

8. Diversidade como valor
Nosso coletivo é um espaço plural, feminista e antirracista, que respeita e acolhe a diversidade de gênero, raça, religião, crenças e pessoas com deficiência.

9. Coletivo suprapartidário
Nosso compromisso é político no sentido de transformar e fortalecer a voz das mulheres na literatura, mas não fazemos política partidária.

10. Mulheres de todas as idades
Nosso espaço é aberto para mulheres a partir dos 16 anos, sem restrição de idade. Valorizamos a troca intergeracional como parte do crescimento coletivo.

11. Combate a expressões antifeministas
Nos posicionamos contra o etarismo, a violência contra a mulher e qualquer manifestação que diminua ou silencie vozes femininas.

12. Incentivo ao protagonismo feminino
Valorizamos e incentivamos que todas as integrantes sejam protagonistas em seus projetos literários, apoiando suas trajetórias e dando visibilidade a suas conquistas.

13. Rede de acolhimento
O coletivo é também um espaço de acolhimento. Caso uma integrante passe por situações de violência ou discriminação, buscamos oferecer apoio e orientação dentro de nossas possibilidades.

14. Construção coletiva
A evolução do coletivo depende de todas. Sugestões e ideias são bem-vindas para fortalecer cada vez mais nosso espaço e nossa voz.

15. Participação nas atividades formativas
O fortalecimento da escrita feminina passa pelo estudo contínuo. Oficinas, debates e grupos de leitura são fundamentais para nosso crescimento coletivo. A participação ativa nessas ações fortalece a escrita e amplia a visão crítica de cada integrante como escritoras e cidadãs..

16. Lideranças e igualdade
Apesar de contar com as referências de Yonara Costa, Suzane Veiga e Cyntia Fonseca na organização, todas as integrantes têm voz ativa nas decisões e debates, desde que mantido o respeito mútuo.

17. Coletivo sem fins lucrativos
O Escritoras Vivas é um coletivo independente, sem fins lucrativos. Suas atividades visam fortalecer a escrita e a literatura de autoria feminina de modo geral.

18. Parceria com a casa editorial Mapa das Letras
O blog do Mapa das Letras está aberto para postagens gratuitas (colunas temáticas) das integrantes. Para publicação de livros, há possibilidade de parceria com valores e modalidades de publicação a combinar.

Ao fazer parte do Escritoras Vivas, você se compromete com os valores descritos neste regulamento.

Seguimos juntas, fortalecendo nossa escrita e nossa voz!


Coletivo Escritoras Vivas

São Gonçalo, 31 de março de 2025

Clique abaixo caso queira baixar o PDF da Carta de Princípios